Workability

A inclusão melhora a vida de quem é incluído e também de quem inclui. Na RML, começámos por imaginar uma rede solidária para pessoas no espetro do autismo. E agora queremos ir mais longe. Vamos alargar o piloto a pessoas com outras necessidades especiais, onde quer que o talento se encontre. Para empresas mais humanas, mais talentosas e mais inclusivas. 

Imaginem uma rede solidária para a empregabilidade de pessoas com espectro de autismo. O projeto Workability foi isso mesmo! Nasceu pela mão de duas psicólogas, Raquel Santos, empresária d’ A Metalúrgica – Bakeware Production, e Cristina Nunes, a exercer clínica, que aliaram as suas experiências pessoais e profissionais e resolveram pôr mãos à obra para responder a necessidades concretas de integração social de jovens e adultos com estas características.

Colocámos os primeiros três jovens autistas em empresas. E desafiámo-nos a ir mais longe, a alargar o Workability a outro tipo de necessidades especiais. Vamos agir de forma dual, emitindo necessidades das empresas através de oferta de emprego, mas olhando também com atenção para a procura de emprego de pessoas com deficiência, procurando encontrar disponibilidade de integração das empresas da RML.

O objetivo é cruzar as capacidades destes jovens para o trabalho, que são muitas, com a motivação das empresas e dos empresários para a responsabilidade social, quebrando barreiras à discriminação e criando caminho para uma sociedade mais inclusiva e eficaz na gestão dos seus recursos.