A Rede Mulher Líder é um espaço de confiança, reflexão, partilha de conhecimento e valorização de negócios, em contexto de grupo e contactos bilaterais.

Os seus membros são mulheres gestoras executivas de empresas de elevado desempenho, muitas das quais PME Líder ou PME Excelência, em setores de bens transacionáveis.

Tem como vocação a ligação a redes internacionais de facilitação de negócios de mulheres.

A RML é diferente de outras redes de mulheres empresárias, desde logo porque não é inclusiva, aposta em acionistas na gestão de topo de empresas com elevado desempenho:  

  • O ADN da Rede são as PME, porque o projeto foi desenvolvido pelo IAPMEI, e a maior parte das empresas são empresas PME Líder ou PME Excelência, mas há também GE, para favorecer o networking
  • É uma Rede orientada para empresas de bens transacionáveis. 57% do total das empresas são empresas industriais. E 58% são exportadoras e exportam, em média, cerca de 51 por centro do total do seu volume de negócios. 
  • 66% são empresas maduras, isto é, com mais de 20 anos. Para se poder comparar, a vida média das empresas nacionais é de 13 anos, nestas empresas é de 31 anos. 
  • Finalmente, quisemos saber como era a resiliência destas empresas no auge da crise pandémica. E 83 por cento da RML apresentava risco de failure mínimo ou reduzido. 

Estes números constam de um estudo da Informa DB de março de 2021, onde também se quantifica: 

  • centena e meia de empresas;
  • faturação de 1,7 mM€, dos quais 565 M€ de exportações; 
  • mais de 15 mil empregos diretos.  

Esta é apenas uma primeira camada do universo de empresas RML. Uma parte substancial destas empresas tem estruturas empresariais complexas: 32% das empresas têm empresa-mãe e 46% têm empresas participadas, num total de 238 participadas. A maior parte das empresárias tem assento nos boards, quer das empresas-mãe quer das participadas. 

Estas empresas são uma boa amostra do que é a espinha dorsal da nossa economia. 


Benefícios para as empresárias

  • “peer learning”
  • “advisory board” ou “peer advising”
  • fomento de alianças e de negócios
  • ligação a redes internacionais