Olimec: De política a empresária, a CEO que vive para mudar o mundo

Olimec: De política a empresária, a CEO que vive para mudar o mundo 737 410 Rede Mulher Líder

Juliana Oliveira, co-fundadora e CEO da Olimec, foi convidada especial do podcast ‘Ser Sustentável’, para mais uma conversa sobre sustentabilidade nas empresas. Economista de profissão e serralheira de coração, como gosta de se intitular, a empresária lidera uma metalomecânica especializada no setor de resíduos sólidos urbanos, uma atividade improvável, que vem comprovar que a gestão de sucesso não tem género.

A empresária partilhou os desafios com que se tiveram que confrontar em plena pandemia e como conseguiram transformar uma estratégia de sustentabilidade financeira em estratégia de crescimento para a empresa, transferindo para a sede da Olimec, na Maia, a montagem dos equipamentos que comercializam, camiões de recolha de lixo, que antes era feita em Itália.

“Designed in Italy, assembled in Portugal” (Desenhado em Itália, montado em Portugal) é o mote da estratégia implementada, que já valeu à empresa a distinção de boa prática, no âmbito do Observatório dos ODS nas Empresas Portuguesas, uma iniciativa do Center for Responsible Business & Leadership da Universidade Católica Portuguesa, que conta com a parceria do IAPMEI.

Com um forte compromisso com a comunidade e o ambiente, a Olimec, com apenas sete anos de atividade, e que atingiu o estatuto de PME Excelência logo ‘no primeiro ano em que era elegível para o ser’, com três anos de contas consolidadas, emprega atualmente perto de meia centena de colaboradores e dedica-se à venda e prestação de serviços de manutenção e reparação de equipamentos para gestão de resíduos sólidos urbanos.


Fique aqui a conhecer a história da Olimec, contada pela sua CEO, Juliana Oliveira.

  

 
O ciclo de podcasts ‘Ser Sustentável’ é um projeto do IAPMEI, cofinanciado pelo POAT 2020, no âmbito do FEDER, criado para promover o debate do tema da sustentabilidade nas empresas. Assente numa parceria com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias, o projeto conta também com a colaboração da Rede Mulher Líder.