RML marca Encontro nos Açores

Para provar que a liderança feminina não tem fronteiras setoriais nem geográficas, a Rede Mulher Líder elegeu a ilha do Pico, nos Açores, para um calendário alargado de atividades, que vai reunir empresárias e gestoras de empresas nacionais de alto desempenho, no debate de ideias e temas relacionados com o desenvolvimento da atividade empresarial no atual contexto de incerteza e instabilidade em que vivemos.
O Encontro conta com o apoio do Município da Madalena, o primeiro dos Açores a adotar um plano interno de combate às assimetrias de género.

Sara do Ó dinamiza encontro sobre empreendedorismo e liderança

Foi no dia 28 de março, como convidada especial do AESE Women Leaders’ Forum (WLF), um espaço de reflexão especialmente direcionado para executivas, que acolhe oradoras de referência na abordagem de temas económicos, sociais, culturais, e de desenvolvimento pessoal. A empresária Sara do Ó, fundadora e CEO do Grupo português de consultoria Your, partilhou a sua visão sobre gestão e liderança e explorou caminhos para organizações mais fortes, coesas e produtivas.

Empresárias da RML trocam negócios pela paz

Em solidariedade com o povo ucraniano, um grupo de empresárias da RML decidiu suspender as suas relações comerciais com a Rússia, integrando a corrente solidária a favor da manutenção da paz na Ucrânia.
Raquel Santos, diretora-geral d’ A Metalúrgica Bakeware Production tomou a decisão de parar duas encomendas que envolviam o fornecimento de um total de 5200 peças para uma multinacional do setor alimentar na Rússia.
Sónia Calado, administradora do Grupo DRT, suspendeu a produção de 4 moldes, que também tinham como destino este país.
Regina Vitório, à frente da LSI Stone, acaba de declinar o fornecimento de matérias-primas para os seus clientes na Rússia, recusando estabelecer qualquer relação comercial com esta nação no momento atual.
Marta Aragão, CEO da Inpokulis-Traduções, integra o grupo de trabalho da www.wehelpukraine.org, a plataforma solidária criada em Portugal para apoio a refugiados ucranianos, ajudando em todas as traduções necessárias à atividade da organização.
Uma resposta solidária da RML, que condena todos os ataques à democracia e à liberdade dos povos.

SPI promoveu networking para a inovação na Expo Dubai

Inovação e empreendedorismo estiveram em debate na Expo Dubai pela mão da SPI, Sociedade Portuguesa de Inovação. Foi no dia 9 de março, no Pavilhão de Portugal, num evento que teve como objetivo criar sinergias e fomentar pontes de colaboração entre a Europa e os Emirados Árabes Unidos nestes domínios. Sara Medina, administradora da SPI e membro da RML, esteve no painel de oradores.

Como é liderar num setor onde os homens estão tradicionalmente em maioria?

Para uma conversa sobre o tema ‘Indústria no Feminino’, a revista da CEFAMOL reuniu quatro empresárias da RML, que dão cartas num setor de atividade tradicionalmente masculino.
Andreia Fortes, da Moldegama, Sónia Calado, do Grupo DRT, Cláudia Novo, da Erofio, e Guida Figueiredo, da Carfi, partilharam as suas visões e experiências, e debateram estratégias para tornar mais atrativa a entrada de mulheres na gestão industrial.
A conversa será publicada na revista ‘O Molde’ de abril.

Burel Factory esteve na Surface Design Show, em Londres

Para a mostra de arquitetura e design de interiores, que decorreu de 8 a 10 de fevereiro, no Business Design Centre, em Londres, a Burel Factory levou de Portugal um conjunto de soluções de design sustentável e funcional, onde o burel foi rei.
Soluções inovadoras, que incluíram propostas de revestimentos de parede, painéis, pontos de burel feitos à mão, tangram’s, azulejos de burel e outras surpresas para aplicação na área da arquitetura e design de interiores.
Tudo a demonstrar a ciência por trás da lã!

Rita Nabeiro foi convidada especial do Mulheres Sem Medo

A diretora-geral da Adega Mayor e administradora do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rita Nabeiro, esteve à conversa com Sara do Ó e Marta Aragão Pinto, no podcast Mulheres Sem Medo. Falou do seu percurso, iniciado na área do design de comunicação, e de como se deixou apaixonar pelo projeto da Adega Mayor, que nasceu de um sonho antigo do seu avô, Rui Nabeiro. Partilhou ainda como tem sido contribuir para criar uma cultura de inovação, sem esquecer o importante legado familiar.
O Mulheres Sem Medo é um projeto desenvolvido pela Ofélia, agência de comunicação do Grupo Your.

Lídia Tarré foi embaixadora do evento da Microsoft ‘Buildind the Future’

Trata-se do maior evento de transformação digital em Portugal, que pretende pôr à prova os limites da tecnologia, e o seu impacto na construção de um futuro mais sustentável, consciente e inclusivo, e aconteceu entre 26 e 28 de janeiro de 2022.
A propósito desta iniciativa, Lídia Tarré, administradora da Gelpeixe, que integra o Conselho Consultivo do evento, considera fundamental ‘parar para pensar e saber o que realmente é importante para o nosso país e para as nossas organizações’, no domínio da transformação digital.
O evento contou como habitualmente com a participação de um painel alargado de prestigiados especialistas nacionais e internacionais, em áreas-chave de conhecimento.
Pode consultar aqui mais informação sobre a agenda do evento.

Marta Carvalho Araújo premiada pela Universidade do Porto

A administradora da empresa Castelbel e membro da direção da RML, Marta Carvalho Araújo, foi recentemente distinguida pela Porto Business School com o Prémio José Valente 20/21, pelos resultados obtidos no International MBA, quer em termos académicos, quer de dinâmicas de relacionamento interpessoal.
Como explicou Renata Blanc, diretora do MBA, ‘a Porto Business School criou este Prémio para distinguir o aluno do Internacional MBA que melhor soube demonstrar características e valores, que o programa procura fomentar: a combinação da excelência académica com um profundo sentido de ética, solidariedade e generosidade com os colegas, capacidade de trabalho em equipa e responsabilidade social.’
Parabéns, Marta Araújo!

RML na Expo Dubai

Um grupo de empresárias da RML esteve na Expo Dubai. Um bom motivo para sinalizar a igualdade de género na gestão nacional e divulgar o que de melhor a nossa indústria tem.

Purificação Tavares presente no 11.º Encontro PME Inovação da COTEC

A CEO da GCC Genetics/Unilabs, Purificação Tavares, debateu com Nuno Flores da Introsys o Estado da Inovação em Portugal no 11.º Encontro PME Inovação 2021 da COTEC. A sessão contou com a presença do Presidente da República, que presidiu à cerimónia de encerramento.

Sara do Ó protagoniza nova campanha dos Samsung Galaxy

A empresária Sara do Ó, CEO do Grupo Your, vai dividir o ecrã com o ator Albano Jerónimo, o músico David Santos/Noiserv, e a modelo Maria Miguel, na promoção dos novos smartphones desdobráveis Galaxy Z Fold3 5G e Z Flip3 5G da Samsung.
‘Ainda só viste metade’ dá o mote à nova campanha de marketing da marca, que apostou na criação de uma ‘web serie’ de 4 episódios, que vai acompanhar o dia a dia de quatro figuras públicas de vários quadrantes da sociedade portuguesa.
Ficamos a aguardar os próximos capítulos!

Mendes Gonçalves lança novos sabores Paladin

A marca portuguesa de molhos Paladin não para de nos surpreender. A última novidade foi o lançamento do molho picante ‘Piri Piri Sacana’ com Cannabis. Sempre a inovar!

Fuel desenha campanha para marketplace da Worten

A nova campanha da Fuel para a Worten tem tudo e mais não sei o quê. Até tem o Ricardo Araújo Pereira!


Innuos marca presença na Semana do Empreendedorismo de Lisboa

Amélia Santos, co-fundadora da Innuos, e membro da Rede Mulher Líder, esteve à conversa com Pedro Moura, da Landing.Jobs, na Semana do Empreendedorismo de Lisboa 2021.
O encontro, sob o mote ‘Conversa de Empreendedores’, colocou frente a frente os dois empresários, que foram convidados a partilhar a sua experiência e falar do seu percurso no mundo dos negócios com quem está a começar nas lides do empreendedorismo.
A organização da sessão esteve a cargo da Invest Lisboa e Startup Lisboa.


Mendes Gonçalves adere ao Jerusalema Challenge

A empresa Mendes Gonçalves, detentora da reconhecida marca Paladin, decidiu assinalar o Dia Mundial da Dança (29 abril) com as suas equipas, ao som do famoso tema ‘Jerusalema’. Um momento especial carregado de energia positiva.
‘É um orgulho poder contar com esta Família fantástica nos nossos desafios diários’, afirma a CEO da empresa, e membro da Rede Mulher Líder, Alexandra Mendes Gonçalves.
A coreografia associada ao Jerusalema Challenge tornou-se viral como um hino à alegria e resiliência no combate à COVID-19 um pouco por todo o mundo.

Mendes Gonçalves vence Prémio Nacional de Agricultura

A empresa Mendes Gonçalves, detentora da marca Paladin, venceu na categoria ‘Empresas Exportadoras’ a 9.ª edição do Prémio Nacional de Agricultura, promovido anualmente pelo Banco BPI e pela Cofina, com a parceria institucional do Ministério da Agricultura e o apoio da PwC.
A iniciativa, que tem como objetivo distinguir casos de sucesso da economia nacional nas áreas da agricultura, agroindústria, florestas e pecuária, foi em 2020 alvo de alguns ajustes, face aos desafios acrescidos das empresas, no contexto da pandemia COVID-19, que não foram impeditivos de uma participação expressiva e de qualidade do setor empresarial, como foi evidenciado pelos seus promotores na cerimónia on-line de atribuição de prémios, que decorreu em fevereiro deste ano.
Foram distinguidas ‘empresas que mostraram uma resiliência assinalável e que foram capazes de enfrentar a crise com inovação e, em muitos casos, acelerando a digitalização’, como destacou Pedro Barreto, Administrador do BPI, que fez também questão de realçar «a extraordinária participação e a qualidade das candidaturas, num ano muito desafiante» para a gestão empresarial.
Para Alexandra Mendes Gonçalves, CEO da empresa e membro da Rede Mulher Líder, ‘é muito gratificante ver o nosso trabalho reconhecido no mercado’.


Bluepharma comemora 20 anos a projetar crescimento.

A Bluepharma celebra este ano 20 anos de atividade com 20% de crescimento de vendas e um plano estratégico na calha, que vai marcar a trajetória da empresa nos próximos 10 anos.
Em causa está um investimento de 200 milhões de euros, que, de acordo com Isolina Mesquita, Vice-Presidente da Bluepharma e membro da Rede Mulher Líder, ‘vai ancorar os nossos objetivos de duplicar a produção e fazer integrar o Grupo no top das maiores exportadoras nacionais dentro de 5 anos.’
A carteira de investimentos programados envolve a expansão da fábrica da empresa de S. Martinho do Bispo e a construção de uma nova unidade industrial, a primeira em Portugal, dedicada à atividade farmacológica em ambiente controlado, sem contacto humano com o medicamento.
O investimento integra ainda a construção do maior parque tecnológico do cluster farmacêutico no nosso país, o Bluepharma Park, que vai ocupar 6 hectares e meio em Cernache, no espaço da antiga fábrica cerâmica Poceram, pronto para acolher a plataforma logística do Grupo e atrair novas parcerias internacionais, como forma de garantir cadeias de fornecimento mais curtas e tornar mais ágil a distribuição no espaço europeu.
A inovação faz parte do ADN da empresa, que tem apostado em áreas emergentes e parcerias estratégicas com Universidades pelo mundo fora, valorizando a importância do trabalho em rede no desenvolvimento e expansão da atividade.
Não é por acaso que a Bluepharma acaba de se tornar a primeira empresa farmacêutica do Mundo a lançar embalagens de medicamentos inclusivas, utilizando o código Color ADD, um sistema de identificação especial para daltónicos, que vai ajudar pessoas com este problema a consumir medicamentos com mais segurança.
Em 2020, a empresa registou um aumento de 20% nas suas vendas, cifradas em 75 milhões de euros, prevendo-se para este ano o mesmo nível de crescimento, com a criação de 100 novos postos de trabalho.
A Bluepharma fornece mais de 100 empresas e exporta cerca de 88% da sua produção para mais de 40 países, valores que colocam a empresa no grupo das 1000 maiores exportadoras nacionais.

OLIMEC lança novo projeto ‘DESENHADO EM ITÁLIA, MONTADO EM PORTUGAL’.

Trata-se de uma nova marca, lançada em plena crise pandémica, que assinala o reforço da atividade da OLIMEC, empresa responsável pela venda e prestação de serviços de manutenção e reparação de equipamentos destinados ao setor da gestão de resíduos sólidos urbanos.
Para Juliana Oliveira, CEO da OLIMEC e membro da Rede Mulher Líder, este projeto é a melhor forma de contrariar a crise e de ‘honrar compromissos com clientes, com a comunidade e com o ambiente’.
Em 2021 todos os equipamentos da marca Farid vendidos pela OLIMEC serão adquiridos em kit ao produtor italiano e montados integralmente em Portugal, na sede da empresa na Maia, uma parceria que traz mais-valias para ambas as partes.
Para a OLIMEC, as vantagens são claras na qualidade do serviço prestado, quer em termos de redução de prazos de entrega, quer da possibilidade de personalização dos equipamentos à medida das necessidades concretas dos clientes.
Um investimento em contraciclo, que originou ainda a criação de novos postos de trabalho no departamento técnico da empresa, e potenciou novas oportunidades de negócio na rede de fornecimento nacional de componentes, envolvendo mais de meia centena de empresas fornecedoras.
A acrescer a estes benefícios, está também o impacto do projeto na diminuição dos transportes envolvidos, com a consequente redução da carga de emissões de CO2.
Com apenas cinco anos de atividade, a OLIMEC é já um caso de sucesso e uma empresa de referência no setor do equipamento para gestão de resíduos em Portugal.

RML recebe Doutor Pinto Coelho para debater temas de saúde em contexto de pandemia.

Integrado num ciclo de sessões web, a RML organizou um encontro com o Doutor Manuel Pinto Coelho para debater o tema ‘Como viver melhor e de forma mais saudável em tempos de pandemia’, um projeto que marcou a primeira atividade aberta a participantes externos à Rede.
A importância de reforçar o sistema imunitário e de manter hábitos e comportamentos mais saudáveis no dia a dia foi o ponto de partida para uma conversa alargada, numa fase em que muitas empresárias se debatem com as consequências da pandemia nas suas empresas.
Médico e autor de vários livros ligados à saúde e bem-estar, o Doutor Manuel Pinto Coelho é um especialista reconhecido pelas suas abordagens complementares à medicina convencional nas áreas do sistema imunitário e anti-envelhecimento.

Burel Factory recebe prémio de turismo com Casa de São Lourenço.

A Casa de São Lourenço, o único hotel de 5 estrelas da Serra da Estrela, que integra o Grupo Burel Factory, venceu o Prémio Nacional de Turismo (PNT) 2020, na categoria ‘Turismo Autêntico’.
Este hotel de charme resultou da requalificação de uma das primeiras Pousadas de Portugal, a antiga Pousada de São Lourenço, criada há mais de 70 anos, com uma das melhores vistas sobre a Serra da Estela e o Vale Glaciar, e faz parte de um projeto empreendedor mais vasto, que tem na sustentabilidade e valorização dos recursos endógenos locais os seus principais aliados.
Um projeto que é simultaneamente um convite para desfrutar da tradição com um olhar contemporâneo e que tem contribuído para levar a lã da Serra da Estrela ao mundo.
Da família ‘Burel Mountain Originals’, a marca chapéu do projeto, fazem parte, para além das unidades hoteleiras Casa de São Lourenço e Casa das Penhas Douradas, a fábrica-museu Burel Factory, que funciona como âncora do projeto, e onde todos os dias se inova sobre um produto original, o burel.
Para Isabel Costa, administradora, sócia-fundadora do Grupo, e simultaneamente membro da Rede Mulher Líder, ‘não podemos estar mais orgulhosos pelo prémio. É um reconhecimento do nosso caminho, e da nossa aposta na valorização de um património que é único e que une a beleza natural da paisagem da Serra com os valores da tradição local ligados à lã. Especialmente em momentos difíceis como os que estamos a viver, é um incentivo a não desistir e a fazer ainda melhor’.
O Prémio Nacional de Turismo é uma iniciativa do BPI e do Jornal Expresso, numa parceria com o Ministério da Economia e da Transição Digital, que visa distinguir anualmente os melhores projetos nacionais do setor, e conta o apoio do Turismo de Portugal e da Deloitte.

Grupo DRT arrecada 3 prémios de design no Reino Unido.

A Younik, empresa do Grupo DRT, a atuar na área do branding e comunicação, garantiu três prémios a Portugal nos Harpers Design Awards 2020.
Atribuídos pela prestigiada revista londrina Harpers Wine & Spirit, os prémios pretendem valorizar a relevância do design na promoção de marcas e produtos no setor dos vinhos, e distinguem anualmente as melhores ‘labels’ em termos de estética, impacto e eficácia na comunicação com o mercado.
As peças nacionais premiadas foram três rótulos, desenvolvidos pela Younik para os vinhos Tonico, Manolito, e Marel, da Adega Marvel, da Amareleja, que garantiram à empresa nesta competição uma medalha de ouro, prata e bronze, respetivamente.
‘Este é sem dúvida um trabalho de equipa notável, que nos enche de orgulho’, afirma Sónia Calado, administradora do Grupo DRT e membro da Rede Mulher Líder.
O Grupo DRT, uma referência na indústria nacional de moldes, é reconhecido por incorporar na sua matriz de gestão estratégias de retenção de talentos, que passam por incentivos ao desenvolvimento de spin-offs, em áreas complementares com potencial de crescimento. A Younik é um destes casos de sucesso, e foi também a agência criativa responsável pelo desenvolvimento da marca da Rede Mulher Líder.

LSI Stone recebe visita do Secretário de Estado Adjunto e da Economia.

Como um caso exemplar de resiliência das empresas portuguesas durante a crise pandémica, a LSI Stone recebeu, no dia 24 de julho, a visita do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves.
A visita representou o reconhecimento da importância da empresa no setor da transformação da pedra natural e do trabalho que tem desenvolvido para se adaptar aos condicionalismos do mercado no contexto da COVID-19, com um forte investimento na transformação digital e na inovação de produtos.
Para Regina Vitório, CEO da empresa e membro da Rede Mulher Líder, “a aposta constante na tecnologia e inovação são aspetos fundamentais na diferenciação da LSI Stone no mercado global, num setor em que a evolução e adaptação são inevitáveis”.
A LSI Stone exporta mais de 98% da sua produção e tem a sua atividade ligada a projetos emblemáticos um pouco por todo o Mundo.
A acompanhar a visita, estiveram também os Presidentes do Município de Porto de Mós, Jorge Vala, do IAPMEI, Nuno Mangas, da CCDRC, Isabel Damasceno, da NERLEI, António Poças, e da Assimagra, Miguel Goulão.


Pedra portuguesa no World Trade Center pela mão da LSI Stone.

A fachada do novo pólo cultural ‘The Ronald O. Perelman Performing Arts Center’, a inaugurar em Nova Iorque, inserido no complexo do World Trade Center, tem mão portuguesa.
A LSI Stone foi a empresa selecionada para produzir todo o revestimento exterior do edifício, que se assume como a última peça do plano de revitalização projetado para a baixa de Manhattan, após o atentado de 11 de setembro de 2001, que destruiu as míticas ‘torres gémeas’.
Para Regina Vitório, CEO da LSI Stone, e membro da Rede Mulher Líder, “é muito gratificante vermos a qualidade da nossa produção e das nossas matérias-primas reconhecidas fora de portas e é particularmente inspirador termos a nossa marca associada a uma obra de referência e com tanto significado, não só para o povo americano, mas também para o mundo, como esta é.”
Com mais de 20 anos de atividade e obra feita nos vários cantos do Globo, a LSI Stone é hoje uma referência de qualidade e design no setor da pedra a nível internacional.

Prémios Dona Antónia: duas empresárias da RML já distinguidas.

Sara do Ó, fundadora e CEO do Grupo Your, acaba de ser premiada por esta iniciativa dos descendentes da histórica empresária do Douro e da Sogrape, que homenageia anualmente casos emblemáticos de empreendedorismo feminino no nosso País.
Um reconhecimento público pela qualidade do seu percurso no mundo dos negócios, iniciado com a criação da Your Office, uma empresa de serviços de contabilidade com posicionamento inovador no mercado, que viria a integrar o ranking das empresas Gazela e que esteve na génese da criação do Grupo Your, em 2012.
Em 2006, Purificação Tavares, fundadora e CEO da CGC Genetics, o primeiro laboratório privado de genética médica em Portugal, foi a primeira empresária da Rede a ser distinguida com o Prémio Dona Antónia. Na base da distinção está o mérito da sua carreira nacional e internacional ligada à área da investigação genética e o seu contributo ativo para a afirmação da genética médica como ferramenta de suporte a todas as especialidades da medicina.
Dois rostos, duas gerações de sucesso no mundo dos negócios e da liderança feminina.

RML solidária no combate ao COVID-19.

Através de iniciativas individuais ou em parceria com outras estruturas do mundo da investigação, foram muitas as empresárias da Rede Mulher Líder que se mobilizaram para a produção de máscaras, luvas, viseiras, produtos desinfetantes, e outro equipamento de proteção individual, para doação a hospitais e centros de saúde das suas regiões.
A Bresimar, a Castelbel, a Daro’s Malas, o Grupo Erofio, o Grupo Nabeiro – Delta Cafés, e a Take a Walk foram algumas das empresas que participaram neste movimento solidário nacional.

Três mulheres dão rosto à liderança na região Norte.

Ana Ambrósio, Vice-presidente do Grupo Tintas 2000, Marta Araújo, Diretora Executiva da Castelbel Porto, e Raquel Santos, Administradora da Metalúrgica Bakeware, membros da Rede Mulher Líder, partilharam as suas experiências, a sua visão estratégica para a gestão de empresas, e como veem a valorização da competência das mulheres no meio empresarial.
Foi na Oliva Creative Factory, no contexto de mais uma edição das ‘Oliva Talks’, a 10 de março.


Olitrem recebeu reunião de trabalho da RML.

O mote da sessão foi o dia aberto a clientes que a empresa dinamiza de dois em dois anos, fazendo da política de transparência uma força na relação com o cliente.
A Olitrem é uma empresa que se dedica à produção, comercialização e assistência técnica de Frio Comercial e Industrial. Com presença em mais de 20 países, em 3 continentes, é uma das maiores do ramo em Portugal e uma referência a nível europeu. Edite Ferreira, Administradora da Olitrem e membro da Rede Mulher Líder, foi a anfitriã do evento.