Empresas da RML premiadas com o estatuto Inovadora COTEC 2021

Duas dezenas de empresas da Rede Mulher Líder foram distinguidas com o selo ‘Inovadora COTEC’, pelo seu elevado desempenho em termos de inovação e solidez financeira.

A iniciativa foi lançada este ano pela COTEC Portugal com o objetivo de contribuir para o reconhecimento público do potencial de inovação do empresariado nacional, e garantir que as empresas com provas dadas na inovação não ficam em desvantagem no acesso a financiamento.

Muitas vezes, as empresas que investem de forma contínua em inovação e desenvolvimento têm dificuldade em ver reconhecidos os seus esforços nesta área, mais difíceis de quantificar em termos de desempenho e análise de risco, e o estatuto agora criado pretende ajudar a colmatar este problema.

Num artigo de opinião para a revista Exame, Isabel Furtado, presidente da COTEC Portugal, esclareceu que ‘o estatuto Inovadora COTEC assenta numa premissa tão relevante quanto geralmente negligenciada na relação entre financiadores e beneficiários: o potencial de inovação de uma organização deve ser considerado uma variável da avaliação de risco e da capacidade de geração de valor’ e defende que, na ‘ausência deste potencial de inovação, a organização estará condenada a prazo ao definhamento económico, independentemente do rating de risco financeiro que mantenha no presente’.

Para além de reconhecimento público, evidenciando a qualidade de gestão das empresas, o novo selo da COTEC pretende ser um fator de discriminação positiva no acesso a financiamento, através da rede de parceiros financeiros do projeto.

O novo instrumento foi criado com base nos estatutos PME Líder e PME Excelência do IAPMEI, atribuídos em parceria com a banca pública e privada, e o Turismo de Portugal, para sinalizar as pequenas e médias empresas nacionais com os melhores desempenhos económico-financeiros, e com isto facilitar-lhes o acesso a financiamento em melhores condições. Com o novo projeto, a COTEC pretende mostrar que é possível juntar perfil inovador a robustez financeira, através de um modelo de rating que combina estas duas dimensões.

As empresas distinguidas com o estatuto no âmbito da RML empregam no seu conjunto quase 3100 pessoas e representam um volume de negócios global na ordem dos 400 milhões de euros, dos quais 172 milhões são exportações.


Consulte aqui a lista das empresas da RML distinguidas com o estatuto Inovadora COTEC 2021:

A Metalúrgica – Bakeware Production, S.A.
A.Silva Matos – Metalomecânica, S.A.
Bluepharma – Indústria Farmacêutica, S.A.
Bresimar Automação, S.A.
Carfi – Fábrica de Plásticos e Moldes, S.A.
DRT Rapid – Protótipos e Moldes, Lda.
Erofio – Engenharia e Fabricação de Moldes, S.A.
Fenabel, S.A.
Hubel Verde – Engenharia Agronómica, S.A.
Latino – Confecções, Lda.
LS – Gestão Empresarial e Imobiliária, S.A. (Grupo Luís Simões)
Mendes Gonçalves, S.A.
Mold World New Engineering & Tooling, S.A.
Novadelta – Comércio e Indústria de Cafés, Lda. (Grupo Nabeiro)
Porcel – Indústria Portuguesa de Porcelanas, S.A.
Quidgest – Consultores de Gestão, S.A.
Revigrés – Indústria de Revestimentos de Grés, Lda.
Siroco – Sociedade Industrial de Robótica e Controlo, S.A.
Sóviras – Componentes para Calçado, Lda.
Tapeçarias Ferreira de Sá, S.A.