Fraunhofer Portugal divulga resultados do Challenge 2021

Sistemas inovadores de captação de energia e aparelhos eletrónicos mais ‘verdes’ foram as ideias que melhor responderam ao tema ‘Innovative Technologies for Sustainability’, que serviu de mote à 12.ª edição do Fraunhofer Portugal Challenge deste ano, um concurso, que premeia anualmente projetos de negócio de base tecnológica desenvolvidos em contexto académico por estudantes de mestrado e doutoramento.

Para além de incluir as áreas científicas do centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS (Assistive Information and Communication Solutions), a presente edição do Challenge integrou ainda áreas de intervenção ligadas ao mais recente centro de investigação desta estrutura no nosso país, o Fraunhofer Portugal AWAM (Smart Agriculture and Water Management).

Esta iniciativa é um dos braços armados da intervenção da Associação Fraunhofer Portugal, cuja missão é incentivar o desenvolvimento de investigação aplicada de utilidade prática, que responda aos ‘Sustainable Development Goals’ propostos pelas Nações Unidas.

Num balanço do projeto, Liliana Ferreira, presidente da Fraunhofer Portugal, destaca o dinamismo do meio académico nacional e a qualidade da sua participação, demonstrando que ‘Portugal é um país com um grande capital de inovação tecnológica de utilidade prática’. ‘Temos estudantes absolutamente brilhantes, temos a academia nacional em alta a contribuir com ideias todas elas com muito sentido e com muito potencial’, afirma. ‘O que esperamos é que este prémio contribua para que as soluções continuem, avancem e cheguem ao mercado e às pessoas’, conclui Liliana Ferreira.


Projetos premiados

Vencedores na categoria de Doutoramento:
1.º prémio – Emanuel Carlos (FCT NOVA) – “Printed Metal Oxides: A New Era for Sustainable Electronics”
2.º prémio – Luís Pádua (UTAD) – “Automated Monitoring system for a sustainable agriculture”
3.º prémio – Mário Salgado (UA) – “Development and implementation of devices for the conversion of agroresidues into energy and biochar in farmers cooperatives of the north Ecuadorian Amazon.”

Vencedores na categoria de Mestrado:
1.º prémio – Pedro Rolo (UA) – “Instrumented and adaptive electromagnetic generators: a new concept of harvesting”
2.º prémio – Maria Morais (FCT NOVA) – “Wearable non-enzymatic glucose sensor”
3.º prémio – Helena Montenegro (FEUP) – “Privacy-Preserving visual case-based explanations”


Consulte aqui mais informações sobre o Challenge e os projetos premiados.