CGC Genetics reforça prestígio internacional

A genética médica nacional continua a dar cartas internacionalmente.

Purificação Tavares, médica geneticista, fundadora e CEO do CGC Genetics, o primeiro laboratório privado de genética médica em Portugal, vai participar como especialista convidada num simpósio internacional de medicina materno-fetal, promovido pela Sociedade Iberoamericana de Diagnóstico e Tratamento Pré-Natal, em parceria com a Sociedade de Diagnóstico e Tratamento Pré-Natal do Paraguai, e a Ian Donald School neste país.

A participação faz parte de um curso de especialização, direcionado para profissionais do setor de todo o mundo, e reúne um vasto painel de especialistas internacionais na abordagem das principais inovações e tendências na área do diagnóstico pré-natal.

Reconhecido internacionalmente no diagnóstico de doenças genéticas, o CGS Genetics tornou-se, em 2019, o 1.º laboratório privado português acreditado pelo IPAC. A acreditação recebida baseia-se no padrão internacional ISO 15189, utilizado para avaliar laboratórios clínicos em todo o mundo, e certifica, a todos os níveis, as competências técnicas e as boas práticas levadas a cabo pelo CGC Genetics, o laboratório privado de genética mais antigo de Portugal.

Para a atribuição desta distinção, o IPAC avaliou todos os componentes do laboratório que interferem na produção de dados relacionados com os testes e consecutivamente com os resultados. A acreditação dá aos clientes garantia de qualidade e competência, pelo elevado grau de exigência associado ao próprio normativo.

Nos últimos anos, o CGC Genetics efetuou investimentos vários na ordem dos 3 milhões de euros, que incluem a aposta em tecnologia de última geração em “New Generation Sequencing” (NGS), que permite, num único teste, sequenciar um gene, vários genes ou o exoma completo. Este investimento representa um avanço significativo na capacidade de diagnóstico genético, reduzindo prazos e custos.

Para a CEO do CGC Genetics, Purificação Tavares, esta ‘acreditação assume-se como o corolário de todo o investimento. Sempre tivemos elevada competência técnica, mas agora, com esta acreditação, podemos demonstrá-la para lá de qualquer subjetividade’.

A CGC Genetics, que passou recentemente a integrar o Grupo Unilabs, utiliza tecnologia de ponta em diferentes áreas ligadas à genómica clínica, diagnóstico molecular, citogenética, rastreio pré-natal, e anatomia patológica, oferecendo mais de 4 mil testes genéticos à escala global, sendo para algumas doenças, o prestador exclusivo de diagnóstico.