Isabel Costa, Grupo Burel Mountain Originals: ‘Dar vida a património não é nada fácil’

Fascinada com a ideia de dar uma segunda vida a ativos desaproveitados, numa região que funde a riqueza da paisagem natural às fortes tradições culturais, a CEO do Grupo Burel Mountain Originals conta ao observatório de empresas da Vodafone a história da sua aventura empreendedora, que partilha com o seu marido, João Tomás, no coração da Serra da Estrela.

Isabel Costa explica como foi trocar a cidade pela montanha e como se deixou seduzir pela criação de um projeto sustentável com múltiplas atividades de valorização do interior, que coloca o burel no centro da equação, reinventando-o à luz das novas tendências do design contemporâneo.

‘Viemos para Manteigas para um projeto de turismo e descobrimos uma comunidade com problemas económicos graves, pessoas que ficaram no desemprego, mas que tinham conhecimento e uma arte entranhada no seu ADN’, que para a empresária era urgente recuperar e dar a conhecer, dentro e fora de portas.

A missão não foi fácil, mas para o seu sucesso muito contribuíram o respeito pelo património e a paixão que desde o primeiro dia todos colocaram no projeto, como nos confidenciou Isabel Costa, que é também membro da Rede Mulher Líder. ‘O respeito é uma palavra muito importante para nós, e a paixão, claro, nada disto fluía sem uma grande paixão’, afirma.

Do universo do Burel Mountain Originals fazem parte a fábrica museu Burel Factory e duas unidades hoteleiras de charme, a Casa de São Lourenço e a Casa das Penhas Douradas (design hotel e spa).



Aceda aqui ao vídeo divulgado pelo Observatório de Empresas da Vodafone.