Bluepharma comemora 20 anos a projetar crescimento

Bluepharma comemora 20 anos a projetar crescimento 1920 1077 Rede Mulher Líder

A Bluepharma celebra este ano 20 anos de atividade com 20% de crescimento de vendas e um plano estratégico na calha, que vai marcar a trajetória da empresa nos próximos 10 anos.

Em causa está um investimento de 200 milhões de euros, que, de acordo com Isolina Mesquita, Vice-Presidente da Bluepharma e membro da Rede Mulher Líder, ‘vai ancorar os nossos objetivos de duplicar a produção e fazer integrar o Grupo no top das maiores exportadoras nacionais dentro de 5 anos.’

A carteira de investimentos programados envolve a expansão da fábrica da empresa de S. Martinho do Bispo e a construção de uma nova unidade industrial, a primeira em Portugal, dedicada à atividade farmacológica em ambiente controlado, sem contacto humano com o medicamento.

O investimento integra ainda a construção do maior parque tecnológico do cluster farmacêutico no nosso país, o Bluepharma Park, que vai ocupar 6 hectares e meio em Cernache, no espaço da antiga fábrica cerâmica Poceram, pronto para acolher a plataforma logística do Grupo e atrair novas parcerias internacionais, como forma de garantir cadeias de fornecimento mais curtas e tornar mais ágil a distribuição no espaço europeu.

A inovação faz parte do ADN da empresa, que tem apostado em áreas emergentes e parcerias estratégicas com Universidades pelo mundo fora, valorizando a importância do trabalho em rede no desenvolvimento e expansão da atividade.
Não é por acaso que a Bluepharma acaba de se tornar a primeira empresa farmacêutica do Mundo a lançar embalagens de medicamentos inclusivas, utilizando o código Color ADD, um sistema de identificação especial para daltónicos, que vai ajudar pessoas com este problema a consumir medicamentos com mais segurança.

Em 2020, a empresa registou um aumento de 20% nas suas vendas, cifradas em 75 milhões de euros, prevendo-se para este ano o mesmo nível de crescimento, com a criação de 100 novos postos de trabalho.

A Bluepharma fornece mais de 100 empresas e exporta cerca de 88% da sua produção para mais de 40 países, valores que colocam a empresa no grupo das 1000 maiores exportadoras nacionais.