Purificação Tavares, CGC Genetics: ‘As pessoas é que fazem o conhecimento, não é o contrário’

No ano que antecede o 30.º aniversário do primeiro laboratório privado de genética clínica em Portugal, reconhecido internacionalmente, e que foi também o primeiro a obter a acreditação no nosso país, recordamos uma entrevista da fundadora e CEO da CGC Genetics ao Porto Canal. Uma conversa intemporal onde ficamos a conhecer melhor a capacidade empreendedora de uma médica geneticista, que é também uma apaixonada por viagens e fotografia.

Purificação Tavares faz parte da 3.ª geração de pioneiros da genética médica em Portugal, depois do seu pai e seu avô, a cuja excelência e mérito diz não se ousar comparar, e defende que o trabalho, a vontade, e a qualidade das equipas são os melhores aliados do sucesso.

‘Não há muitos segredos. É trabalho … e é querer muito, que eu acho que é a base de motivação fundamental’, afirma a empresária para justificar o patamar de reconhecimento internacional que a sua empresa já conseguiu atingir no diagnóstico de doenças genéticas.

‘Internacionalmente, há ‘the best and the rest’, como eu costumo dizer’, reforça. ‘Ou estamos nos melhores ou então não estamos na corrida’.

E ‘o grupo de pessoas que nós temos é sensacional. A elas se deve tudo o que conseguimos fazer até hoje. Temos diretores ótimos, colaboradores ótimos, que proporcionam estes resultados’, explica a empresária, que fez parte da primeira Comissão Dinamizadora da RML, sendo corresponsável pelo modelo de funcionamento da Rede.

A CGC Genetics, que passou recentemente a integrar o Grupo Unilabs, utiliza tecnologia de ponta em diferentes áreas ligadas à genómica clínica, diagnóstico molecular, citogenética, rastreio pré-natal, e anatomia patológica, oferecendo mais de 4 mil testes genéticos à escala global, sendo para algumas doenças, o prestador exclusivo de diagnóstico.


Aceda aqui à entrevista concedida ao programa ‘Histórias com Futuro’ do Porto Canal: