Sofia Koehler, Colquímica: ‘Para fazer um bom trabalho é preciso delegar’

Num ano marcado pela abertura de uma nova unidade industrial da Colquímica Adhesives nos EUA, recordamos a entrevista da vice-presidente da empresa à Executiva.pt, onde fala do seu percurso profissional e da história da sua ligação à empresa criada há mais de 65 anos pelo seu pai.

Uma ligação de quase vinte anos, que começou na área comercial e de marketing e acompanhou toda a expansão internacional do negócio, com a afirmação de uma marca de referência na indústria de colas, que viu o crescimento da faturação passar de 10 para 100 milhões de euros ao ano.

Para Sofia Koehler, ter ‘uma equipa fantástica que me motiva todos os dias e com a qual desenvolvo um trabalho de melhoria contínua das nossas operações’, é um dos ingredientes responsáveis pelo sucesso da atividade.

Para a gestora, um dos momentos mais desafiantes foi quando tomou consciência que ‘para fazer um bom trabalho tinha que delegar a maior parte das tarefas que executava’ e concentrar-se em motivar e gerir equipas. ‘Tendo em conta o crescimento da empresa, este foi um percurso necessário e natural. Mas a mudança de mindset nem sempre é fácil’, confessou.

Quanto a conselhos para quem pondera entrar no negócio familiar, Sofia Koehler aponta a preparação para o cargo como um elemento chave. ‘A um membro da família é exigido mais esforço, mais comprometimento e o máximo de conhecimento no negócio’, afirma.

Aceda aqui à entrevista completa publicada pela Executiva.pt